Rampas de Parapente

RAMPAS DE VÔO

Atualmente no Tocantins temos três rampas de vôo livre para parapente.
Duas localizadas em Palmas (capital) posicionadas na Serra do Carmo e uma em Axixá na região norte do Estado.

As rampas e controle de acesso de pilotos é feita pela ATVL – Associação Tocantinense de Voo Livre.

www.atvl.esp.br

Características técnicas das Rampas

Rampas de Palmas
A rampa principal de vôo tem predominância de decolagem com vento leste, possui espaço para a decolagem de 2 pilotos por vêz e foi toda remodelada para melhor atender aos esportistas.


Acesso através da estrada que vai para Aparecida do Rio Negro por asfalto até o Km 22, voltando por estrada de terra na antiga estrada de Aparecida do Rio Negro por 10Km.

Outra forma de chegar é através da estrada de terra partindo do trevo de Aparecida do Rio Negro seguindo pelo clube de tiro por aproximadamente 10 Km.

A estrada de terra é relativamente boa e chega até a rampa.
A distância entre a rampa e o pouso oficial é de 30 Km.


Visualizar Rampas de Palmas em um mapa maior

Rampa em Axixá

Em Axixá, cidade ao norte do Estado do Tocantins quase na divisa do Maranhão e do Pará, tem uma bela rampa de voo livre localizada na Serra do Estrondo.

Cerca de 600 km de Palmas. Chegando à base da rampa, na Serra do Estrondo, seguir a pé por aproximadamente 1,5 km até a área de decolagem. A Rampa tem 100m x 300m (frente X comprimento).

Decolagem: Rampa natural, com declive bem suave, proporcionando decolagens seguras e fáceis. Possibilidade de seis decolagens simultâneas.

Pouso: Pousos amplos à frente da rampa, porém difíceis, em virtude das palmeiras de babaçu, na planície atrás da rampa, exigindo habilidade dos pilotos. Pouso de emergência em área aberta na metade do percurso entre decolagem e pouso oficial.

Melhor Época: De junho a outubro.